28 agosto, 2012

Angú, Costelinha e Molho Pesto

Angu, Frango com Quiabo, Leitão a Pururuca, Feijão, Canjiquinha, Vaca atolada, Feijão Tropeiro, Couve, Tutu de Feijão, humm ... Comida mineira é bão di mais soh, além de ser naturalmente SEM GLÚTEN!

Amo a culinária mineira e inspirada na saudade e nos livros da Coleção Cozinha Regional Brasileira da editora Abril, aproveitei uma costelinha que fiz no fim de semana, um molho pesto que estava na geladeira, preparei um angu que lembra muito o da minha vozinha querida e estava pronto um delicioso jantar.



Eu chamo de angu pois pra mim polenta é aquele angu mais durinho que fica ótimo com um molho a bolonhesa por cima. Eu faço assim:

Angu Mineiro a Minha Moda
01 copo tipo americano de água
02 colheres de sopa cheias de fubá fininho
01 fio de óleo
Tempero de alho e sal a gosto

Preparo:
Numa panela dissolva o fubá na água. Acrescente um pouquinho de tempero e um fio de óleo. Em fogo baixo mexa constantemente. Quando levantar fervura tampe a panela e deixe cozinhar, sempre em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando o fundo começar a formar uma casquinha durinha está pronto. Vire numa travessa e sirva a seguir.

Dica: usar um fuê ajuda a dissolver o fubá e não formar pelotas.


Um jantar simples e gostoso com ingredientes que tinha na geladeira e um toque de saudade dos mineiros que deixei em Beozonte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário