Algumas décadas atrás, quando a doença celíaca era considerada como uma doença infantil rara e dermatite herpetiforme - a manifestação de pele celíaca - era praticamente inédita, os clientes encontravam dificuldades para ler os rótulos dos alimentos, que tinham pouco incentivo para incluir o termo "Não contém glúten". Hoje, as lojas dedicam seções para o cliente celíaco, e as marcas estão cada vez mais deixando claro se os seus alimentos contêm ou não os grãos proibidos.
Mas fazer compras de alimentos sem glúten ainda não é uma tarefa fácil. O preço do alimento sem glúten às vezes pode ser o dobro dos produtos contendo glúten . Sem pensar duas vezes, o consumidor livre de glúten pode rapidamente explodir seu orçamento alimentar. Aqui estão algumas sugestões recolhidas em famílias sem glúten sobre como domar sua conta de alimentação:
1- Defina um orçamento semanal para alimentação e cumpri-lo - Por ter parâmetros de quanto você pode gastar, você é forçado a encontrar formas para se manter dentro desses limites. Pagando com dinheiro ajuda a cumpri-lo.
2- Loja de alimentos naturalmente sem glúten - carne, frutas, verduras e produtos lácteos na sua forma natural não contém glúten. Cozinhar alimentos saudáveis requer mais planejamento e tempo na cozinha, e é certamente menos conveniente, mas é mais nutritivo e muito mais seguro quando se trata de evitar a exposição ao glúten. Isso também permite que você aprenda as habilidades de cozinhar novas opções, tais como como fazer sorvete, caldo de frango e molho madeira sem glúten.
3- Investigue as melhores estratégias de compra para os produtos sem glúten - fontes on-line ( sites de compra) são muitas vezes menos caro do que sua loja local para pães, massas e outros produtos sem glúten. Compre volumes maiores e armazene adequadamente para os itens alimentares que data de validade longa vida útil possível.
4 -Planeje refeições com antecedência - Comprar de acordo com os planos do menu limita a tentação de comprar alimentos de forma aleatória. Outra idéia é criar um plano de refeições com ingredientes semelhantes, como a lasanha sem glúten na segunda-feira e espaguete sem glúten na quinta-feira, assim os ingredientes que sobram - neste caso, queijo, molho e carne moída - podem ser usados em outra refeição. Além disso, comprar produtos que estejam estação própria é mais barato. Então planeje as refeições tendo em vista esses produtos.
5- Comer mais em casa do que você come fora - Comer em um restaurante é muito mais caro do que fazer uma refeição em casa. Claro, você pode desfrutar de uma refeição em um restaurante seguro em ocasiões especiais.
6- Cultivar alimentos em casa - Plante uma pequena horta no seu quintal, ou utilizando recipientes em sua varanda ou apartamento: tomate, alface, ervas, até mesmo morangos. Se o espaço e políticas o permitirem, você pode até considerar começar a criar suas galinhas para os ovos, abelhas para o mel ou cabras para leite.
Por: Rita Brhel, NFCA
Tradução Google/ Adaptação Raquel Benati
Nenhum comentário:
Postar um comentário