31 janeiro, 2011

Sou Celiac@. Posso Brincar e Comer na Sua Casa


A Raquel Benati da Acelbra-RJ , desenvolveu uma cartilha maravilhosa com informações claras e praticas sobre como receber uma criança celíaca na casa de pessoas que não celíacas. Divulgue. Baixe a cartilha e envie por e-mail para toda a familia e pais dos amiguinhos dos seus filhos. Imprima um e deixe de reserva para quando seu filho por passear sozinho na casa dos amiguinhos.

http://www.riosemgluten.com/Sou_celiaco_posso_comer_em_sua_casa_2011.pdf

Recebendo os Amigos

Uma das minhas propostas para 2011 é reunir a familia e amigos aqui em casa pelo menos uma vez por mês, e, para não ser só mais uma promessa de ano novo, em janeiro reuni meus irmãos e cunhadas e um casal de amigos queridos para uma noite de jogos. Seria a primeira vez que receberiamos os amigos depois de extinguir o glúten aqui de casa, e veio aquela dúvida, o que fazer? Queria fazer petiscos gostosos e sem glútem, ou seja, nada de brusqueta nem tele pizza. Foi então que visitando o blog da Leila (Delishvillesemgluten) vi umas batatinhas que além de bonitas ficam muito gostosas e no blog das Rainhas do Lar uma linguiça com mel que ficou ótimo para acompanhar o pão de queijo. Além dessas duas delicias fiz um patê de berinjela e coloquei em quadraletes de mandioca que comprei na Emporio Nutri -loja onde compro os pães e farinha sem glúten- acompanhados de castanha do pará. Até eu me surpreendi, os pratos ficaram bonitos de se ver e gostosos de comer.

Petisco de Batata, Tomate Seco e Mussarela
Ingredientes:
batatas bolinhas
tomate seco
mussarela cortada em cubos finos ( na receita original vai uma folha de manjerição fresco, como não encontrei, coloquei a mussarela)
Preparo:
Lave bem as batatas e cozinhe em agua com um pouco de sal. Depois de cozidas corte-as ao meio e faça os espetinhos de batata, tomate seco e mussarela. Faça uma caminha de sal grosso e arrume as batatas nela.

Linguiça no Mel
Ingredientes:
01 pacote (500g) de linguiça cozida e defumada - eu usei a da Sadia
Champagne (usa-se mais ou menos meia garrafa) - pode ser qualquer uma
Pimenta Calabreza
Mel
Preparo:
Corte a linguiça em rodelas, coloque na panela e cubra com o campagne. Em fogo baixo tampe e espere começar a ferver. Tire a tampa e deixe cozinhar. Quando o champagne começar a evaporar e o caldo começar a ficar grosso é hora de colocar a pimenta, vai do gosto de cada um, eu coloquei 1 colher de chá rasa. Mexa bem e deixa cozinhar mais um pouco. Quando secar quase todo o caldo, a lingüiça vai ficar parecendo caramelada, desligue o fogo e coloque o mel, mais ou menos umas 4 ou 5 colheres de sopa, vai no olho, não pode ficar boiando no mel, é só pra envolver a lingüiça entendeu. Mexa misturando bem e está pronto.

Patê de Berinjela
Ingrediente:
02 berinjelas medias
01 pimentão vermelho
01 pimentão amarelo
01 cebola pequena
300g de azeitona (aproximadamente)
300g de uva passas
Sal e Azeite
Preparo:
Corte a berinjela, os pimentões e a cebola em cubinhos pequenos, pique a azeitona retirando o caroço. Em um tabuleiro misture todos os ingredientes, tempere com sal e regue com azeite até que cubra, não precisa deixar boiando no azeite é só até cobrir mesmo. Leve ao forno médio por aproximadamente 40minutos ou até que a berinjela esteja macia. Deixe esfriar e vire em um pote que feche bem. Coloque na geladeira até a hora de servir. Essa conserva dura em média 1 semana na geladeira.

Não tirei foto do patê, mas as quadraletes são essas. Da próxima vez que fizer eu posto a foto =)

30 janeiro, 2011

Publicidade e Propaganda

Quando escolhi Publicidade e Propaganda pensei: bom, eu gosto de historia, psicologia, sociologia, photoshop (mesmo não o dominando), sou comunicativa, criativa (pelo menos achava que era) e este curso é uma junção de tudo isso e mais algumas firulas que gosto.
Ao longo do curso conheci o funcionamento de uma agencia de publicidade e os varios ramos em que um publicitario/comunicologo pode trabalhar. Descobri que a criação não é o meu forte e que a loucura de uma agencia de publicidade não se encaixa com meu papel de mãe -esse é prioridade. De todas as coisas que aprendi, a melhor foi como aguçar o olhar crítico, como diz um querido professor 'o importante é sair da massa e não se deixar levar pelo enredo'.
Estou na reta final da faculdade, ainda faltam 3 períodos, mas acho que 1 ano e meio passam voando...rss... e quero compartilhar com vocês um comercial simplesmente sensacional - meus amigos celíacos vão entender o porque.




Espero em breve poder participar do processo de criação de uma campanha dessas aqui no Brasil.

25 janeiro, 2011

Amaranto, o Alimento da Vez

O grão tem propriedades que se assemelham ao arroz com feijão
Estudos já descobriram que, na composição química, o amaranto se assemelha a uma combinação muito conhecida pelo o brasileiro... O arroz com feijão. É isso mesmo: do feijão. Ele tem a proteína na concentração de 14% (no feijão é 23%). Do arroz ele tem os aminoácidos, moléculas orgânicas que não são fabricados pelo nosso organismo e essenciais para o nosso corpo.
Monte seu cardápio

Salada com amaranto: Colocar o amaranto, juntar alface, tomate cereja e cenoura ralada e temperar com manjericão, sal, suco de limão e sal a gosto.

Sopa de amaranto: 1 copo de amaranto, 1 cebola, 1 cenoura, chuchu, mandioquinha, sal, 1 colher de orégano e pimenta a gosto. Refogar a cebola até caramelizar, colocar os legumes em pedaços, adicionar água ou caldo de legumes. Adicionar amaranto e deixar cozinhar até os legumes ficarem macios. Adicionar o orégano, sal e pimenta a gosto.

Suco enriquecido com amaranto:
- Suco de 1 laranja
- 1 ½ mamão papaia
- 1 colher (sopa) de farinha de amaranto
Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida. Esse suco é excelente para ser tomado no café da manhã. Dá saciedade, além de estimular o funcionamento do intestino.

Fique sabendo
O amaranto pode ser consumido com frutas e iogurte no café da manhã, como ingrediente de pães, bolos e doces, além de ser incorporado em sopas, vitaminas, entre outras receitas de pratos doces e salgados.

Verdade
- O amaranto reduz os níveis do colesterol total do sangue, ou seja, a gordura que vai formar placas nas veias e artérias.
- Muitas pesquisas realizadas, tanto no Brasil e em todo o mundo, vêm mostrando o potencial do amaranto na redução dos níveis de colesterol no sangue.
- O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais, além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.
- Não contém glúten, sendo uma excelente opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.

Muitos benefícios
- Possui efeito antioxidante, evitando o envelhecimento precoce
- Previne doenças cardiovasculares
- Controla a obesidade
- Previne a osteoporose
- Reduz o nível de colesterol no sangue
- Aumenta a imunidade

Onde Encontrar
Ele é encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, na forma de grãos, flocos e farinha. Pode ser cozido como qualquer cereal ou misturado a outros alimentos, em qualquer refeição do dia.

Saiba mais...
Rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos, o consumo do amaranto é importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Seus muitos benefícios se estendem aos mais diferentes perfis e necessidades específicas.
O alto valor proteico - de 14 a 20% a mais, quando comparado a outros cereais - e de minerais atuam na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral.

Você sabia que...
Como a quinoa, o amaranto foi selecionado pela Nasa para alimentar os astronautas devido ao seu alto valor nutritivo, por seu proveitamento integral, por sua facilidade de cultivo e seu rápido crescimento, mesmo em condições adversas.

Fonte: Caderno Vida & Saúde - Jornal do Povo - Cachoeira do Sul/RS - Edição 22 e 23 de janeiro de 2011

14 janeiro, 2011

Biscoitinhos


Hoje me bateu uma vontade louca de comer biscoito, em especial o casadinho. Folheando alguns livros de receita e meu caderno, achei uma receita antiga de sequilhos mas, que levava trigo, como a quantidade era pouca resolvi substitui por creme de arroz (minha farinha de arroz acabou!!) e ver no que dava. Pra minha alegria ficou muito, muito gostoso, além de versátil como vou mostrar para vocês. Com essa massa eu fiz os sequilhos tradicionais, casadinhos e recheadinhos de goiaba.

Ingredientes Massa:
125g de açúcar
250g de amido de milho (meia caixa)
50g de farinha de arroz ou creme de arroz (usei creme de arroz)
100g de manteiga sem sal (usei com sal pois era a que tinha em casa)
1 ovo ligeiramente batido
Essência de baunilha (ou outra a gosto)

Preparo:
Peneire o amido de milho com o creme de arroz. Abra um buraco no centro e coloque o açúcar, o ovo, a manteiga e essência. Vá amassando aos poucos os ingredientes, até obter uma massa homogênea.

Para os Sequilho:
Faça bolinhas com a massa e achate-as com a ponta de um garfo. Coloque em forma untada e enfarinhada (com farinha de arroz) ou forrada com papel manteiga, em forno baixo (160ºC) pré aquecido por 30 -40 minutos.


Para os Casadinhos:
Abra parte da massa com um rolo, ou com as mãos, em superficie um pouco enfarinhada com farinha de arroz ou amido de milho. Corte em circulos pequenos com um cortador ou com a boca de uma xícara de café. Coloque no tabuleiro e leve para assar em forno baixo (160ºC) por 10 -15 minutos. Não deixe corar. Espere esfriar e recheie fazendo um sanduiche, com doce de leite ou goiabada cremosa e depois passe no açúcar refinado.

Para os Recheados Com Goiaba:
Faça bolinhas com a massa e coloque pedacinhos de goiabada cascão no centro, leve para assar em forma untada e enfarinhada ou forrada com papel manteiga, em forno baixo (160ºC) por 30 -40 minutos aproximadamente ou até corar de leve.

Dica:se massa não der liga, coloque mais um pouco de manteiga ( eu precisei colocar 1 colher de sopa a mais). Cuidado para não perder o ponto da massa colocando mais manteiga.

Lasanha Sem Glúten - Massa de Panqueca

Quando a Doença Celíaca resolveu visitar minha casa, eu pensei, nunca mais vamos comer lasanha!!! Com o tempo eu descobri que existe no mercado macarrão sem glúten para lasanha, mas em Belo Horizonte e região essa massa ainda não é comercializada. Li em uma comunidade (não me lembro qual) que podemos fazer lasanha com a massa de panqueca, substituindo a massa de macarrão, lá fui eu pra cozinha testar, e para minha surpresa fica muito bom!!

Ingredientes:
Discos de Panquecas, a receita esta aqui.
Presunto
Queijo mussarela
Molho de tomate (tipo tarantela, pomarola ou esse caseiro)

Molho Branco:
1 e 1/2 copo (tipo requeijão) de leite
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa rasa de margarina
Pitada de sal e nos moscada
Orégano a gosto

Preparo Molho Branco:
Dissolva o amido de milho no leite, vire em uma leiteira, acrescente os demais ingredientes e vá mexendo em fogo médio até engrossar.

Montagem:
Coloque uma camada de molho vermelho, um disco de panqueca, uma camada de molho branco, uma de presunto, uma de mussarela outro disco de panqueca e repete tudo até a borda da forma, finalizando com queijo mussarela.

Dica: Não coloque muito molho, como para a massa de macarrão que precisa ser hidratada, se coloca muito molho o disco de panqueca dissolve e não fica legal.
Você pode montar a lasanha em formas de alumínio redonda - como da foto acima- e congelar, depois é só levar ao forno.
Você também pode variar o recheio, usando molho a bolonhesa, de frango, o presunto por peito de peru, é só usar a imaginação e saborear uma lasanha deliciosa!!

12 janeiro, 2011

Torta Salgada Levinha

A noite quero uma receita rápida e gostosa pro jantar. Hoje resolvi testar essa torta. A receita original é da Ana Maria Braga, mas a conheci na comunidade Cozinhando Sem Glúten. Realmente a torta é levinha, fica pronta rapidinho e é super saborosa! Como hoje foi a primeira vez que fiz, adaptei a receita para diminuir a quantidade e essa será minha receita padrão. A receita original está na comunidade, a minha foi a seguinte:

Ingredientes:
1 e 1/2 colher de sopa de requeijão
2 ovos
150 ml de leite (pode-se usar leite de soja)
1/4 de copo (tipo requeijão) de creme de arroz
1/4 de copo (tipo requeijão) de amido de milho
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1 colher de sopa de queijo ralado
orégano para polvilhar

Sugestão de Recheio:
4 Queijos
Frango com azeitona, champions, etc. (essa que eu fiz)
Presunto e Queijo

Preparo:
Bata tudo no liquidificador, unte uma forma desmontável c
om manteiga, despejar a massa e depois o recheio. Asse em forno médio por uns 40 minutos.

Amor e Amizade


Perguntei a um sábio a diferença que havia entre amor e amizade, ele me disse essa verdade... O amor é mais sensivel, a amizade mais segura. O amor nos dá asas, a amizade o chão. No amor há mais carinho. na amizade compreensão. O amor é plantado e com carinho cultivado, a amizade vem faceira, e com troca de alegria e tristeza, torna-se uma grande e querida companheira. Mas quando o amor é sincero ele vem com um grande amigo, e quando a amizade é concreta, ela é cheia de amor e carinho. Quando se tem um amigo ou uma grande paixão, ambos sentimentos coexistem dentro do seu coração...
Willian Shakespeare

Panqueca Básica Sem Glúten

Panquecas são uma delicia, além de praticas, podem ser um acompanhamentos para as grandes refeições ou simplesmente um lanche. Acontece que antes de descobri a DC, eu nunca tinha feito panquecas, quando comia era em restaurantes. Achava que era muito difícil, impossível fazer, vira-las então! Mas a D.C nos encoraja e lá fui eu tentar fazer panquecas!!! Pra minha surpresa foi fácil e divertido! Essa receita quem me passou foi a Raquel Benati, Pode fazer que dá certo e fica muito bom!


Essas da foto eu coloquei em embalagem de alumínio, congelei e depois vai direto pro forninho com um molho de tomate ou branco.

Ingredientes:
1/2 copo (requeijão) de amido de milho
1/2 copo (requeijão) de farinha de arroz
01 copo (requeijão) de leite
01 ovo
01 colher (sopa) queijo ralado
sal a gosto

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador e coloque porções da massa na frigideira. Toste dos dois lados. Recheie a gosto (frango desfiado com milho e azeitona, carne moída, presunto e queijo, legumes, pode usar a imaginação)

Dica: a massa fica melhor se descansar por 1hora.

Bolo de Laranja Molhadinho



Essa receita eu peguei na comunidade Cozinhando Sem Glúten, ela é rápida de fazer e realmente fica uma delicia!!! Eu nunca tinha feito bolo de laranja 'natural', sempre que fazia era daquelas massas prontas. Esse é natural e fica muito melhor que as massas prontas.

Ingredientes:
03 ovos
2 xícaras de farinha de arroz
1 e 1/2 xícara de açúcar
2 laranjas (sem casca, miolinho e semente) cortada em cubos
3/4 xícaras de chá de oléo
1 colher de sopa de fermento
1/2 colher de chá de essência de laranja (eu acrescentei na receita original)

Modo de Preparo:
Bater tudo no liquidificador, primeiro os líquidos. Untar a forma com margarina e polvilhar com açúcar cristal. Pré aquecer o forno e colocar para assar à 200ºC por aproximadamente 40 minutos. Enquanto o bolo assa, faça um suco de 2 laranjas. Assim que retirar o bolo do forno, umedeça com o suco de laranja.

05 janeiro, 2011

O Beneficio dos Sucos de Frutas


"Sozinhos, os sucos não previnem doenças, mas quem tem uma alimentação balanceada, pratica atividades físicas e também consome a bebida das frutas pode favorecer a saúde", explica a nutricionista Carla Fiorillo, da Unifesp. Os sucos de frutas são a melhor opção para manter o corpo hidratado e saudável, mas vale lembrar que não vale nada tomar sucos de caixinha ou aqueles que vêm em pó. Os verdadeiros amigos da saúde são os naturais ou de polpa.
Suco de romã
A romã possui uma série de propriedades que ajudam a baixar os níveis de colesterol ruim, o LDL, em nosso sangue. Os antioxidante presentes nessa fruta também dissolvem as placas de gordura que se formam nas paredes da artéria, diminuindo assim as chances de derrames e infartos.Como ela ainda não é muito fácil de encontrar, e o preço não é dos mais baixos, existem algumas frutas, com as mesmas propriedades, que são ótimas substitutas pois tem efeito parecido no organismo. Uma delas é a melancia, que também é enriquecida com fibras, vitaminas A e C, além do complexo B. A romã pode ainda trazer benefícios à saúde masculina. De acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, ela possui um coquetel de substâncias químicas que parecem barrar a evolução do câncer de próstata e, potencialmente, matar as células cancerígenas.
Suco de maçã
Por ser rico em acetilcolina, esse suco tão popular pode ajudar a manter a saúde do cérebro em dia. Essa substância é responsável para a manutenção da memória e de funções cognitivas. "Vários estudos recentes mostram que a maçã é uma fruta que previne o Mal de Alzheimer, já que os níveis baixos de acetilcolina estão ligados ao desenvolvimento dessa doença", diz Carla Fiorillo. Outra propriedade importante da maçã é a quantidade de fibras que ela possui. Em sua casca podemos encontrar fibras insolúveis, que ajudam no processo de digestão. Já em sua polpa são encontradas fibras solúveis, que é mais rapidamente absorvida pelo organismo e facilita o transporte de nutrientes para as células.
Suco de açaí
Um dos mais famosos alimentos do verão, o açaí normalmente é consumido em forma de creme, e não de suco. "O açaí é, em geral, incrementado com acompanhamentos, como frutas e granola, tornando essa mistura muito calórica", diz Carla Fiorillo. Mas em forma de suco, a fruta torna-se mais saudável, sem perder os nutrientes, como antioxidantes, vitaminas que fazem da fruta um aliado contra vários tipos de câncer.Um estudo feito pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que beber suco de açaí diariamente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento e a disseminação de células cancerígenas, já que ele possui antioxidantes que impedem a ação de radicais livres em nosso organismo.
Mas preste atenção quando for comprar a polpa congelada, pois é muito comum a presença de protozoários nas polpas congeladas.
Suco de laranja
Ele está entre os mais consumidos pelos brasileiros. "O suco da laranja contém um antioxidante chamado hesperidina, que melhora a função dos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir o risco de doença cardíaca", explica a nutricionista. De acordo com pesquisa realizada nos Estados Unidos, homens que beberam 500 mililitros de suco de laranja por dia, apresentaram pressão arterial mais baixa do que aqueles que tomaram um suplemento antioxidante.

O suco é bem vindo para prevenir a formação de cálculos renais. Isso porque, os suplementos de citrato, substância encontrada em sucos cítricos, como o de laranja, limão e tangerina, podem ajudar a retardar a formação de pedras nos rins. A vitamina C, nutriente que ajuda o sistema imunológico, também é encontrada em grande quantidade na laranja, tornando-a uma das frutas mais importantes na prevenção de gripes, resfriados, fraquezas e infecções. Para tirar melhor proveito de todos esses benefícios, o mais interessante é consumir o suco fresco, logo após ele ter sido preparado. "Os antioxidantes da laranja são os fotossensíveis, e perdem sua ação depois que ficam expostos à luz. Por isso, quanto antes você tomar o suco, mais efeito ele terá em seu organismo", explica Carla Fiorillo.

Suco de uva roxa
O famoso efeito benéfico que consumir um copo de vinho tinto traz para a saúde também pode ser aplicado ao suco de uva. "Assim como o vinho, o suco de uva roxa contém polifenois e atoxinas, poderosos antioxidantes que controlam o colesterol e protegem o coração e todo o sistema circulatório", diz Carla Fiorillo. Um estudo realizado por psiquiatras da Universidade de Cincinnati descobriu que consumir um copo diário de suco de uva melhorou a memória dos pacientes significativamente em comparação com os que não tomaram nenhum tipo de substância graças aos polifenois contidos nas uvas.
Suco de abacaxi
Este suco está entre os mais refrescantes da lista, principalmente se for adicionado a ele algumas folhas de hortelã. O fruto contém enzima bromelina, que ajuda o organismo a digerir proteínas e regula o funcionamento do intestino. Outra característica importante da bromelina encontrada no abacaxi é sua ação anti-inflamatória e anticoagulante. Mas os benefícios que a fruta traz não param por aí. Estudos feitos pela Universidade do Texas dizem que comer abacaxi ou tomar o suco protege os ossos da osteoporose, pois a fruta é rica em manganês, um mineral que fortalece os ossos.
Suco de cereja
Estudos recentes da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, têm mostrado que os corredores que beberam suco das cerejas duas vezes por dia durante cinco dias antes de correr na Maratona de Londres, obtiveram uma recuperação muito mais rápida e não sofreram tanto com dores musculares. "A cereja tem grandes quantidades de potássio, fibras e vitamina C, nutrientes importantes para o corpo, e que podem acelerar o processo de recuperação muscular", diz a nutricionista Carla Fiorillo. Além disso, a pesquisa ainda sugere que o suco de cereja pode ajudar a aliviar as dores de quem sofre de gota, por ajudar o organismo a excretar o ácido úrico, grande causador dos incômodos característicos da doença.
Suco de tomate
O consumo de suco de tomate não é tão comum, mas os benefícios que ele pode trazer são muitos. Assim como o tomate na salada, o suco dessa fruta traz grandes quantidades de licopeno - antioxidante que previne contra câncer de próstata e de mama-, vitaminas A e complexo B, fósforo, potássio, cálcio e magnésio, que assumem papel importante na formação dos ossos e combatem a osteoporose, além de ácido fólico e frutose.
Água de coco
Não é exatamente um suco, mas essa bebida não pode ficar de fora, principalmente com a chegada do calor. A água de coco é rica em potássio,fósforo e outros sais minerais essenciais para que o corpo continue hidratado como um todo. Essa hidratação serve tanto para evitar problemas como cãibras, dores de cabeça, desmaios e para deixar a pele mais hidratada e protegida do sol. A flora intestinal também agradece o consumo da água de coco. Os sais minerais que ela possui ajudam na digestão, agindo contra o intestino preso. Texto adptado: www.minhavida.com.br

As polpas de suco de frutas congeladas são uma ótima opção para a correria do dia a dia. Você pode fazer suas próprias polpas e congelar em formas de gelo, vasilinhas ou em saquinhos. Uma dica muito boa que recebi da minha nutricionista, a querida Thabata, é usar as polpas industrializadas aliadas com sucos naturais, suco de laranja natural batido com a polpa de abacaxi ou acerola, por exemplo.

04 janeiro, 2011

Pão Doce Sem Glúten


Que tal um pãozinho doce pro café da manhã? Faz tempo que anotei essa receita, não me lembro de onde - me desculpe a autora(o) a falta dos créditos. Ficou uma delicia! Com aprovação total aqui em casa!!

Ingredientes:
400g de farinha de arroz
60g de açucar
1 colher de chá de sal
2 ovos inteiros
1 copo de yorgut sabor coco
2 colheres de sopa de margarina
1 sache de fermento para pão
2 colheres de coco ralado fino (só usei uma pitada pois os meninos não gostam de coco ralado)
leite suficiente (é bem pouquinho)

Preparo:
Junte os ingredientes colocando o leite até ficar como uma massa podre (essa massa não gruda nas mãos) é bem gostosa o manuseio.
Sove bem a massa e faça rolinhos, arrume-os na assadeira e asse em forno bem quente até dourar.
Depois de frio passe os rolinhos no leite de coco e no coco ralado (eu passei no açúcar refinado).
Agora é só se deliciar!!!


Ps. os créditos dessa receita deliciosa são da Joana Pães

03 janeiro, 2011

Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo...

Inicio de ano vem sempre acompanhado daquele balanço do ano que passou e de planos para o ano que se inicia. Planos que nos levam a acreditar que melhoras virão. Mario Quintana descreve bem esse sentimento que invade nossos corações nessa época do ano. A Esperança!!

Esperança

Mário Quintana

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
utra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...