21 julho, 2011

Mundo Colorido da Isadora - Quitutes Salgados

Quitutes Sem Glúten Salgados que esse Mundo Colorido teve:

Na escola - Depois de uma duvida cruel do que oferecer para as crianças, já que, fazer coxinhas sem gluten em grande quantidade e frita-las na hora estava fora de questão, decidi montar kits com:
Sanduíche de presunto e mussarela com pão de queijo 
Pão de queijo recheado com frango
Pão de queijo tradicional tipo coquetel 
Batatinha Rufles pequeninha


Criança é sincera e eu estava super insegura, imgina eles reclamando: só tem pão de queijo?? Mas, eles adoraram! Difícil achar um criança que não goste de Rufles e pão de queijo e o fato de ter montados os Kits facilitou muito para servir. Como fiz?

Comprei saquinhos de papel tipo de hambúrguer e montei 2 embalagens, uma com os pães de queijo recheado e comum, outra com o sanduíche. Coloquei dentro de embalagens de papel só que maiores, tipo de pão, junto com o pacotinho de batata Rufles. Em cada embalagem maior fiz uma tag, tambem utilizando desenhos da Isadora para decorar. Em casa, esses saquinhos serviram como 'marmitinha' para a família levar o bolo para casa. 
  
Imprimi em papel A4, recortei e coloquei com cola bastão.

Em casa- aproveitando o friozinho de julho, fiz como prato principal caldos de feijão e mandioca. Como entrada servi pão de queijo quentinho e quadraletes de mandioca com patê de berinjela. 

Caldo de Mandioca 
02 kg de mandioca
1/2 pacote de linguiça portuguesa cozida e defumada (usei da marca Sadia)
1/2 pacote de linguiça calabreza fininha cozida e defumada ( cerca de 200g)
300g de bacon (aproximadamente)
300g de carne para cozinhar ( usei chã de fora)
Óleo
Tempero de alho e sal e pimenta moída
Preparo:
Descasque, lave e pique a mandioca. Coloque em um panela grade, água com um pouco de sal para ferver. Assim que começar a borbulhar coloque a mandioca para cozinhar. 
Enquanto ela cozinha, na panela de pressão aqueça o óleo, coloque o tempero e sele a carne. Coloque água quente até cobrir e deixe cozinhar até a carne ficar bem macia, desfiando.
Assim que a mandioca estiver bem cozinha, passe-a no liquidificador ou processador com a própria água em se usou para o cozimento (a mandioca tem uma liga incrível e 'pesa' no liquidificador, então bata aos poucos), separando alguns pedacinhos inteiros.
Em uma panela aqueça óleo suficiente para fritar o bacon e a linguiça. Escorra o excesso de gordura, acrescente tempero e deixe encorpar. Coloque a mandioca batida e refogue bem. Desfie a carne e acrescente ao refogado junto com os pedacinhos de mandioca inteiro. Acerte o sal se preciso e deixe ferver bem, mexendo sempre para não agarrar na panela. Se estiver grosso você pode colocar o caldo em que cozinhou a carne ou água mesmo, tendo cuidado para não ficar salgado.

Caldo de Feijão  
1/2 kg de feijão
1/2 pacote de linguiça portuguesa cozida e defumada (usei da marca Sadia)
1/2 pacote de linguiça calabreza fininha cozida e defumada ( cerca de 200g)
400g de bacon (aproximadamente)
Óleo
Tempero de alho e sal, folhas de louro
Preparo:
Cozinho o feijão até ele começar a desmanchar, bata no liquidificador com o próprio caldo e com água filtrada se for preciso. Mas, com cuidado para não ficar aguado.
Frite o bacon e as linguiças, escorra o excesso de óleo, acrescente tempero e 2 folhas de louro, deixe o tempero encorpar e refogue o caldo de feijão. Deixe ferver bem tomando cuidado para não agarrar no fundo da panela. 


Quadraletes de Mandioca com Patê de Berinjela

Ingredientes:
02 berinjelas medias
01 pimentão vermelho
01 pimentão amarelo
01 cebola pequena
300g de azeitona (aproximadamente)
300g de uva passas
Sal e Azeite
Preparo:
Corte a berinjela, os pimentões e a cebola em cubinhos pequenos, pique a azeitona retirando o caroço. Em um tabuleiro misture todos os ingredientes, tempere com sal e regue com azeite até que cubra, não precisa deixar boiando no azeite é só até cobrir mesmo. Leve ao forno médio por aproximadamente 40minutos ou até que a berinjela esteja macia. Deixe esfriar e vire em um pote que feche bem. Coloque na geladeira até a hora de servir. Essa conserva dura em média 1 semana na geladeira.

Pão de queijo - comprei pronto, da marca Maricota 



3 comentários:

  1. Querida,
    que capricho...
    Estou me deliciando com tudo e anotando cada detalhe. Está me ajudando muuuuito.
    Um bjo,
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Amei o Mundo da Isadora!!!
    Meus filhos fazem parte desse mundo, pena q seja em cidades distantes....snif
    Parabéns Paula ^^
    Obrigada por compartilhar suas idéias,
    aumentam nosso ânimo...rsrs

    Rejane Reis

    ResponderExcluir