31 janeiro, 2011

Recebendo os Amigos

Uma das minhas propostas para 2011 é reunir a familia e amigos aqui em casa pelo menos uma vez por mês, e, para não ser só mais uma promessa de ano novo, em janeiro reuni meus irmãos e cunhadas e um casal de amigos queridos para uma noite de jogos. Seria a primeira vez que receberiamos os amigos depois de extinguir o glúten aqui de casa, e veio aquela dúvida, o que fazer? Queria fazer petiscos gostosos e sem glútem, ou seja, nada de brusqueta nem tele pizza. Foi então que visitando o blog da Leila (Delishvillesemgluten) vi umas batatinhas que além de bonitas ficam muito gostosas e no blog das Rainhas do Lar uma linguiça com mel que ficou ótimo para acompanhar o pão de queijo. Além dessas duas delicias fiz um patê de berinjela e coloquei em quadraletes de mandioca que comprei na Emporio Nutri -loja onde compro os pães e farinha sem glúten- acompanhados de castanha do pará. Até eu me surpreendi, os pratos ficaram bonitos de se ver e gostosos de comer.

Petisco de Batata, Tomate Seco e Mussarela
Ingredientes:
batatas bolinhas
tomate seco
mussarela cortada em cubos finos ( na receita original vai uma folha de manjerição fresco, como não encontrei, coloquei a mussarela)
Preparo:
Lave bem as batatas e cozinhe em agua com um pouco de sal. Depois de cozidas corte-as ao meio e faça os espetinhos de batata, tomate seco e mussarela. Faça uma caminha de sal grosso e arrume as batatas nela.

Linguiça no Mel
Ingredientes:
01 pacote (500g) de linguiça cozida e defumada - eu usei a da Sadia
Champagne (usa-se mais ou menos meia garrafa) - pode ser qualquer uma
Pimenta Calabreza
Mel
Preparo:
Corte a linguiça em rodelas, coloque na panela e cubra com o campagne. Em fogo baixo tampe e espere começar a ferver. Tire a tampa e deixe cozinhar. Quando o champagne começar a evaporar e o caldo começar a ficar grosso é hora de colocar a pimenta, vai do gosto de cada um, eu coloquei 1 colher de chá rasa. Mexa bem e deixa cozinhar mais um pouco. Quando secar quase todo o caldo, a lingüiça vai ficar parecendo caramelada, desligue o fogo e coloque o mel, mais ou menos umas 4 ou 5 colheres de sopa, vai no olho, não pode ficar boiando no mel, é só pra envolver a lingüiça entendeu. Mexa misturando bem e está pronto.

Patê de Berinjela
Ingrediente:
02 berinjelas medias
01 pimentão vermelho
01 pimentão amarelo
01 cebola pequena
300g de azeitona (aproximadamente)
300g de uva passas
Sal e Azeite
Preparo:
Corte a berinjela, os pimentões e a cebola em cubinhos pequenos, pique a azeitona retirando o caroço. Em um tabuleiro misture todos os ingredientes, tempere com sal e regue com azeite até que cubra, não precisa deixar boiando no azeite é só até cobrir mesmo. Leve ao forno médio por aproximadamente 40minutos ou até que a berinjela esteja macia. Deixe esfriar e vire em um pote que feche bem. Coloque na geladeira até a hora de servir. Essa conserva dura em média 1 semana na geladeira.

Não tirei foto do patê, mas as quadraletes são essas. Da próxima vez que fizer eu posto a foto =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário