14 janeiro, 2011

Biscoitinhos


Hoje me bateu uma vontade louca de comer biscoito, em especial o casadinho. Folheando alguns livros de receita e meu caderno, achei uma receita antiga de sequilhos mas, que levava trigo, como a quantidade era pouca resolvi substitui por creme de arroz (minha farinha de arroz acabou!!) e ver no que dava. Pra minha alegria ficou muito, muito gostoso, além de versátil como vou mostrar para vocês. Com essa massa eu fiz os sequilhos tradicionais, casadinhos e recheadinhos de goiaba.

Ingredientes Massa:
125g de açúcar
250g de amido de milho (meia caixa)
50g de farinha de arroz ou creme de arroz (usei creme de arroz)
100g de manteiga sem sal (usei com sal pois era a que tinha em casa)
1 ovo ligeiramente batido
Essência de baunilha (ou outra a gosto)

Preparo:
Peneire o amido de milho com o creme de arroz. Abra um buraco no centro e coloque o açúcar, o ovo, a manteiga e essência. Vá amassando aos poucos os ingredientes, até obter uma massa homogênea.

Para os Sequilho:
Faça bolinhas com a massa e achate-as com a ponta de um garfo. Coloque em forma untada e enfarinhada (com farinha de arroz) ou forrada com papel manteiga, em forno baixo (160ºC) pré aquecido por 30 -40 minutos.


Para os Casadinhos:
Abra parte da massa com um rolo, ou com as mãos, em superficie um pouco enfarinhada com farinha de arroz ou amido de milho. Corte em circulos pequenos com um cortador ou com a boca de uma xícara de café. Coloque no tabuleiro e leve para assar em forno baixo (160ºC) por 10 -15 minutos. Não deixe corar. Espere esfriar e recheie fazendo um sanduiche, com doce de leite ou goiabada cremosa e depois passe no açúcar refinado.

Para os Recheados Com Goiaba:
Faça bolinhas com a massa e coloque pedacinhos de goiabada cascão no centro, leve para assar em forma untada e enfarinhada ou forrada com papel manteiga, em forno baixo (160ºC) por 30 -40 minutos aproximadamente ou até corar de leve.

Dica:se massa não der liga, coloque mais um pouco de manteiga ( eu precisei colocar 1 colher de sopa a mais). Cuidado para não perder o ponto da massa colocando mais manteiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário