03 outubro, 2011

Gorduras e Saúde

Surgiu uma discussão no grupo Viva Sem Glúten do Facebook quanto as gorduras animais e vegetais. Qual seria a melhor? Quais malefícios e benefícios elas trazer? 
A Dra. Noadia Lobão trouxe as informações abaixo e eu quis dividir com vocês!



Gorduras Saturadas = é a gordura animal: carnes em geral, frangos, miúdos. O consumo excessivo contribui para o aumento do colesterol ruim – LDL, entupindo as artérias, podendo levar ao infarto ou derrame cerebral. O consumo deve ser moderado, pois, são ricas em colesterol. 

Existem também gorduras vegetais saturadas como a gordura do coco, palma e do cacau, entretanto, estudos mostram que são alimentos funcionais, devido aos seus componentes antioxidantes, e o seu consumo numa dieta equilibrada é benéfico à saúde.


Gorduras Insaturadas = são mais saudáveis, encontra-se nos alimentos como: abacate, nozes, óleos vegetais (girassol, canola, soja, milho, óleo de oliva, óleo de macadâmia, peixes (salmão, sardinha, atum). Essas gorduras boas aumentam o nível do colesterol bom – HDL, auxiliam no controle dos triglicerídeos, aumentam a imunidade do organismo e diminuem o risco de doenças degenerativas.Lembrando que não pode ser consumido à vontade, tem que ser considerado seu consumo como parte de uma dieta equilibrada.


Gorduras Trans = presentes em produtos industrializados (gordura vegetal hidrogenada), ou seja, a partir da hidrogenação de óleos vegetais. Utilizados em biscoitos, bolos confeitados, sorvetes, picolé cremoso e alguns salgadinhos (empadas, pastel assado). Seu consumo contribui para o aumento do colesterol ruim – LDL, entupindo as artérias, podendo levar ao infarto ou derrame cerebral , aumento da glicemia, excesso de peso e obesidade.


Gordura Interesterificada= presentes em produtos industrializados. É a nova aposta da indústria. Utilizados em biscoitos, bolos confeitados, pipocas, sorvetes. batata frita, biscoitos recheados, etc. Seu consumo contribui para o aumento do colesterol ruim – LDL, aumento da glicemia, excesso de peso e obesidade.Estudos recentes sugerem que, em alguns aspectos, as gorduras interesterificadas podem ser mais danosas à saúde do que a gordura hidrogenada (trans).


A Dra. Noadia é nutricionista e tem um site com varias informações bacanas. Vale a pena dar uma passadinha lá: http://www.nutrirsaude.com.br/index.php?pagina=sobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário