15 setembro, 2011

Pão Rápido de Milho com Queijo Sem Glúten

A receita veio do Livro dos Pães da Sara Lewis pela editora Larousse. O livro traz 75 receitas de pães salgado, doces, festivos, recheados, rústicos e até SEM GLÚTEN
Onde encontrei? Na gondola do supermercado!!


Várias receitas com glúten do livro, podem ser adaptadas (as que são basicamente água e trigo eu nem arrisco, mas as outras serão testadas). Tem 5 receitas sem glúten, algumas com ingredientes diferentes ou que não encontro facilmente por aqui como a farinha de grão de bico e a pastinaca, mas nada que uma pesquisa e tentativas de troca não resolvam.

O melhor é que todas as receitas vem com modo de preparo manual ou para a máquina de fazer pão.

Pão Rápido De Milho com Queijo Sem Glúten

150g (2/3 xícara) de fubá fino
125g (1 e 1/8 xícara) de farinha de grão de bico - Substituí por farinha de banana verde
1/2 colher de chá de sal
2 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó químico Sem Glúten
50g (1/4 xícara) de queijão parmesão ralado fino
50g (1/4 xícara) de manteiga derretida
02 ovos batidos
300 ml (1 e 1/4 xícara) de leite

Preparo na Maquina de Fazer Pão

Retire  forma, encaixe o batedor, acrescente os ovos batidos, a manteiga, o leite e o queijo parmesão. Com uma colher, acrescente o fubá, a farinha de grão de bico ( no caso a de banana verde), e então adicione o sal e o fermento em pó.
Insira a forma na máquina, feche a tampa e programe a máquina para bolo/pão rápido, ou siga as instruções do manual da sua máquina para pães sem glúten.
Ao final do programa, retire a forma da máquina. Solte o pão com uma espátula e transfira-o para uma grade de metal deixando esfriar.

Dica. O tempo ideal deste pão veria entre 1h e40mim e 1h e 50mim. Em algumas máquinas, o procedimento adequado é 'bolo'; em outras pão rápido. - Eu usei a opção bolo e minha maquina é a Le Pain da Arno. Rende 1 pão grande


Ps. Depois que escrevi todo o post fui verificar no cartão de memoria da maquina as fotos e descobri que não tenho fotos desse pão. Sorry! Prometo fazer de novo e tirar fotos, mas podem fazer que fica uma delicia, com consistência boa e sem esfarelar. 

2 comentários:

  1. Aqui em Petrolina não consigo encontrar nem farinha de grão de bico nem farinha de banana verde, tem como substituir por farinha de arroz ou outra farinha?
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia! Tenta substituir por fecula de batata, ou mesmo pela farinha de arroz. Tem que testar ai você me conta se deu certo, se ficou bom! Beijão

    ResponderExcluir