28 agosto, 2011

Pão de Máquina da Patrícia Diehl

Conheci a Patrícia essa semana através do Facebook. A Mírian indicou a ela a receita de pizza na máquina de pão eu fui lá curtir a indicação e acabei descobrindo que a Patrícia tem uma receita de pão que ela adora e faz na máquina. Mais que rápido pedi a ela para dividir essa preciosidade com a gente.  Já contei para vocês que minha máquina está mais como enfeite da cozinha do que como utilitário né!! Bom, depois da deliciosa receita da Patrícia acho que ela vai ser usada mais vezes!!




"Oi Paula!!! Td bem?
Conforme havia prometido segue em anexo a receita do pão que faço na máquina.No domingo fiz o curso de culinária com a Cláudia Marcelino e aderi ao cmc. Foi a primeira vez que usei e ficou bom. O gosto não alterou e espero que não endureça depois de 2 dias. Normalmente meu pão não dura muito mais do que isso... hehe. Nas receitas anteriores eu não usei.Dá uma olhada e se resolver fazer depois me diz o que achou!
Abraços, Patrícia"


Pão Sem Glúten Para Máquina de Pão 
ciclo 6 – 600g – 58 min
 

1 copo de leite 

2 col. de sopa de óleo 
1 colher de chá de sal  
1 colher de sopa de açúcar 
2 ovos
1 colher de sopa de mel
Cenoura ralada (ralo grosso) – se for pequena pode colocar inteira, senão ½ grande
1 ½ copos de farinha de arroz 


1 copo de polvilho doce


½ copo de farinha de soja integral
1 ½ colher de chá de CMC
Farinha de linhaça dourada (coloco umas 2 colheres cheias)

2 colheres de sopa de semente de linhaça. Se tiver girassol tbm fica gostoso.


2 colheres de chá de fermento biológico seco.

Modo de preparo:
Retire a forma da máquina de pão, coloque todos os ingredientes na ordem da receita. Recoloque a forma na máquina, feche a tampa, programe o ciclo indicado e a cor desejada. A textura deve ficar parecida com a da maionese e dependendo pode
acrescentar um pouquinho mais de leite. 

Peguei a receita tradicional e fiz algumas adaptações pra tentá-lo deixar um pouco mais saudável. Assim ele tem mais fibras que o normal. Também dá pra acrescentar uvas passas. 




Acordei hoje cedinho e fui testar essa receita. Como não tinha exatamente todos os ingredientes que a Patrícia usou, fiz algumas substituições, mas ficou uma beleza de pão, mesmo com passas o Bernardo comeu e aprovou!! 

Usei 1 copo de creme de arroz e meio de farinha de arroz integral, 1 colher de fibra de maracujá no lugar da farinha de linhaça. A dica da consistência da massa foi fundamental, precisei acrescentar mais 7 colheres de sopa (medida da maquina) de leite para dar a consistência de maionese que a Patrícia falou.

Consistência da Massa

Pãozinho delicioso do café da manhã de hoje.

Patrícia o pão ficou ótimo!! Obrigada !!!

Um comentário:

  1. Oi Paula!!! Fiquei super feliz que a teu pão ficou bom. Nunca pensei em colocar fibra de maracujá. Eu tenho farinha de maracujá (será que é a mesma coisa?) e sempre fiquei receosa em colocar pq não sei se fica bom. Vou experimentar um dia desses. Obrigada por divulgar minha receita. Bjs,

    ResponderExcluir