10 fevereiro, 2011

Coxinhas

Outra coisa que achava dificílimo fazer em casa eram coxinhas. Eu imaginava que trabalho danado deve ser fazer coxinha, sem glúten então realmente impossível. Um dia buscando revistas de receitas numa banca encontrei uma revistinha de culinária que dava dicas de receitas e como congela-las. Comprei-a e folheando vi a receita de 'Coxinha de Carne Louca' a quantidade de farinha de trigo era pouca resolvi arriscar pra vê no que dava. O recheio era feito de sobras de carne desfiada, mas como não tinha nem frango desfiado, recheei com queijo e presunto. Vou postar a receita com recheio original -com as alterações para torna-la sem glúten- mas já adianto que você usar a massa como base e rechear a seu gosto.


Ingredientes:
2 xícaras de chá de água
3 colheres de sopa de leite em pó
1 xícara de chá de farinha de arroz
1 xícara de chá de farinha beladri ( ou qualquer mistura de farinha sem glúten)
1 cubo de caldo de carne SEM GLÚTEN (o da marca Juerema não tem)
4 colheres de sopa de maionese
Sal e pimenta do reino a gosto
1 ovo ligeiramente batido (para empanar)
Mistura de 2 colheres de fubá para 1 de farinha de mandioca ( para empanar)
Óleo para fritar

Recheio:
1 colher de sopa de óleo
1 cebola picada
1 pimentão verde picado
1 xícara de chá de sobras de carne cozinha e desfiada
2 colheres de sopa de cheiro verde picado
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:
Recheio:
Em uma frigideira, aqueça o óleo, refogue a cebola e o pimentão até maciar. Junte a carne e misture até incorporar. Retire do fogo, acrescente o cheiro verde, sal, pimenta e mexa delicadamente.

Massa:
No liquidificador, bata a água, o leite em pó, as farinhas sem glúten, o caldo de carne, a maionese, sal e pimenta do reino a gosto. Leve ao fogo baixo, mexendo até que desgrude do fundo da panela. Cozinhe mais 3 minutos, desligue o fogo e bata com uma colher de pau. Espere esfriar um pouco -para conseguir modelar a massa. Abra pequenas porções da massa com as mãos, espalhe o recheio e feche, modelando coxinhas. Passe no ovo e na mistura de fubá com farinha de mandioca. Em uma frigideira funda, frite, em óleo quente até dourar por igual. Escorra em papel toalha, decore como desejar e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário