29 junho, 2011

Risoto de Linguiça e Cenoura

Antes de mais nada, obrigada por todas as visitas e comentários que o Quitutes e Firulas recebeu nesses dias de ausência!!! 
Estive as voltas com uma deliciosa viagem a dois por isso minha ausência aqui. Primeiro foram os preparativos para a ida e depois as arrumações da volta. 

Este ano eu completo 9 anos de casada e como presente para essa data especial nada melhor que uma fuga da rotina ... a dois!! 
É pela segunda vez em toda minha vida, viajei sem as crianças ... rsss 
Dramas a parte, realmente não é fácil deixa-las, mas, é muito bom para o casal esse momento de dedicação integral de um para com outro. Depois que descobri isso recomendo: VIAJE A DOIS!!



Aos poucos vou contando minhas experiências na capital do Uruguay, meus achados sem glúten e as firulas desta linda cidade! Por agora que tal um Risoto de Linguiça e Cenoura facílimo de se fazer???


Risoto de Linguiça e Cenoura
Ingredientes:
01 xícara de arroz cru ( o ideal é o arroz próprio para risoto ou arbóreo, mas fiz com arroz comum) 
01 linguiça calabreza cozida e defumada
01 cenoura cortada em rodelas
1/2 cebola picada em cubinhos
1/2 xícara de mussarela em cubos
02 colher de sopa de azeite
02 a 03 colheres de sopa de vinho branco
Água fervendo
Sal, salsinha  e cebolinha a gosto
Preparo:
Aqueça o azeite e frite a linguiça, quando estiver bem fritinha coloque a cebola para dourar. Em seguida coloque o arroz e a cenoura, salpique um pouco de sal e pimenta para temperar. Acrescente o vinho, mexa e deixe que o vinho evapore por completo. Coloque a água fervendo até cobrir, isso com o fogo bem baixo. Quando secar, coloque mais água e mexa até que o arroz esteja ao dente. Quando você perceber que está na hora de desligar o fogo, acrescente o queijo e mexa bem. Salpique salsinha e cebolinha e se delicie! 

15 junho, 2011

Doença Celíaca na Mídia - A vida Sem Glúten da atriz Isis Valverde

Quando a gente se vê na consdição de celíaco, acha que somos os únicos no mundo. Quando nos deparamos com pessoas famosas celíacos ficamos tão felizes... rss
É como se eles fossem um representante nosso para o grande público. Por isso acho que os famosos portadores de celíase deviam divulgar mais a DC, abraçar a causa como muitos de nos reles mortais fazemos. Lê-se 'nos' como as representantes das Acelbras e seus colaboradores, diretos ou indiretos. Mas, vamos a matéria:


A vida sem glúten da atriz Isis Valverde

Revista Eletronica: Vida Sem Glúten e Alergias - 30 dez. 2009
O glúten, uma proteína presente no trigo, cevada e centeio, faz parte do dia a dia da vida de milhões de pessoas. Está presente em alimentos como pães, bolos, massas, tortas, pizzas, base para molhos e temperos, em bebidas como a cerveja e até mesmo em produtos inesperados, como medicamentos e cosméticos. Apesar da presença constante na dieta de praticamente toda a população, o que poucos sabem é que para um grupo grande de pessoas a ingestão desta proteína, ainda que em quantidades muito pequenas, é extremamente prejudicial à saúde. Elas têm o que chamamos de doença celíaca, um problema hereditário crônico que estima-se afetar quase 1% da população de países na Europa, América do Sul, do Norte e vários outros.
Mudar radicalmente os hábitos alimentares representa um desafio para qualquer pessoa. Imagine o que representa para uma celebridade, a quem os compromissos sociais, viagens e eventos são uma constante?
Nossa equipe entrevistou Isis Valverde, atriz conhecida nacionalmente, a romântica Camila da novela "Caminho das Índias", para saber como ela consegue conciliar uma vida dinâmica de gravações e eventos com a dieta sem glúten.
A Isis descobriu ser celíaca aos 19 anos, quando então passou a seguir a dieta rigorosamente. Para ela, a principal dificuldade inicial foi habituar-se a ler todos os rótulos dos alimentos que pretendia consumir. Isis também nos confessou que não gosta muito de cozinhar. No entanto, ela está sempre cercada de profissionais que cuidam de aspectos como a alimentação e outras necessidades dos atores. Assim, esses profissionais se encarregam de garantir cardápios apropriados para a atriz, organizando também suas viagens e pesquisando com antecedência quais hotéis e restaurantes servem alimentos sem glúten.
Falando de seus pratos favoritos, Isis nos contou que gosta muito de comida japonesa, naturalmente desprovida de glúten.
- E qual o prato com glúten que você sente mais saudade? perguntamos. Ela respondeu prontamente que é Bolo de Cenoura.
Assim, em sua homenagem, publicamos nesta edição da Revista SpecialGourmets uma receita sem glúten (e sem lactose) de Bolo de Cenoura, contribuição especial de Debora Pusebon.
A atriz disse que não conhece outros portadores da doença, mas sempre tem conhecimento de "alguém que conhece algum celíaco". E, muito responsável, quando lhe perguntamos que conselho daria a outras pessoas com esta restrição alimentar, ela nos disse:
- "Cuidem-se, porque isso é sério!"
Isis Valverde nos dá um excelente exemplo de como uma pessoa, portadora de doença celíaca, pode ter uma vida normal e dinâmica, respeitando todos os cuidados alimentares que lhe são impostos.

Ps. só para lembrar, eu não sou celíaca, mas mãe de celíaco por isso me sinto, ajo e falo como se fosse.

12 junho, 2011

Uma Ação Vale Mais Que Mil Palavras

Hoje é o dia oficial dos apaixonados. Digo dia oficial pois, a paixão, o amor tem que estar mas nossas vidas todos os dias afinal como diz a música: ' sem amor eu nada seria'.
 O amor floresce em todos nos, mas para conserva-lo é preciso mais que palavras. A muito tempo, recebi um e-mail com esse texto do Jabor, acho que ele sintetiza o que realmente é preciso para se cultivar -conservar o amor, para que ao longo dos anos ele continue belo. Coisas simples do tipo: respeito, carinho, companheirismo ... que são essenciais para o dia a dia. 


Eu Te Amo Não Diz Tudo

Você sabe que é amado(a) porque lhe disseram isso?
A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e palavras.


Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida,
Que zela pela sua felicidade,
Que se preocupa quando as coisas não estão dando certo,

Que se coloca a postos para ouvir suas dúvidas,
E que dá uma sacudida em você quando for preciso.

Ser amado é ver que ele(a) lembra de coisas que você contou dois anos atrás,
É ver como ele(a) fica triste quando você está triste,
E como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d'água.

Sente-se amado aquele que não vê transformada a mágoa em munição na hora da discussão.
Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente inteiro.
Aquele que sabe que tudo pode ser dito e compreendido.

Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é,
Sem inventar um personagem para a relação,
Pois personagem nenhum se sustenta muito tempo.

Sente-se amado quem não ofega, mas suspira;
Quem não levanta a voz, mas fala;
Quem não concorda, mas escuta.

Agora, sente-se e escute: Eu te amo não diz tudo!

Arnaldo Jabor


Feliz Dia Dos Namorados

Que tal um Mcdonalds

O McDonalds na Espanha agora tem uma linha especial para celíacos com pão sem glúten.


Eu fico imaginando a carinha do Bernardo em poder ir ao McDonalds de novo e comer um sanduíche. Espero que as redes de restaurantes e lanchonetes aqui no Brasil não demorem a perceber que a população de celíacos é enorme. Que tal se todos enviarmos  e-mails  para os supermercados, grandes redes de produtos e restaurantes solicitando esse serviço? Se eles fazem lá fora podem fazer aqui, desde que vejam que tem publico pra isso - capitalismo selvagem - nossa realidade. 

09 junho, 2011

Dia dos Namorados

'E quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração'
Esse é o melhor comercial para Dia dos Namorados que já vi! 
Eduardo e Monica fez parte da minha adolescência e de muitas outras, adoro essa trilha e a Vivo soube explora-la muito bem. 


Fonte: youtube

 A campanha foi feita pela Agência África e conta com o comercial que foi lançado na internet (tem 4:09 quase impraticável para TV) e uma ação no Facebook com a criação de duas páginas, uma para Eduardo Botão e outra para Mônica Godart  (criatividade é tudo..rss). Não dá pra negar que as redes sociais além de mais baratas exerce um impacto enorme, direto no publico, é só saber usar, esse é o desafio dos publicitários. Para saber mais sobre a Agência Africa no Facebook, acesse o link: 
http://www.facebook.com/agenciaafrica?sk=app_133064523382419

06 junho, 2011

Doença Celíaca na Mídia - Novak Djokovik

Continuando nossa coletânea de matérias sobre a Doença Celíaca. A notícia de que o 2º melhor tenista do mundo é CELÍACO!



Intolerante a glúten, tenista Novak Djokovic tem na dieta rigorosa uma das fontes do seu sucesso

A partida que aconteceu nesta sexta-feira entre o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer pelas semifinais de Roland Garros atraiu a atenção dos aficionados pelo esporte não só pela qualidade dos dois atletas. O número dois do mundo, embora abatido por Federer em um jogo sensacional, tem causado espanto pelo recorde de vitórias seguidas: 44, 42 só em 2011. Tamanho rendimento desperta o interesse por sua resistência e condicionamento físicos. Portador de doença celíaca - intolerância a glúten - ele precisa seguir uma dieta rigorosa e esta condição, revelada publicamente há pouco tempo, fez algumas pessoas se perguntarem se o segredo de Djokovic está no tipo de alimento que ele consome.

Com 1,88m e 80 quilos, o sérvio não pode consumir alimentos que contenham trigo, cevada e centeio. Isso inclui uma série de opções que são fonte de carboidratos, como pães, bolos, pizzas e biscoitos, fontes fundamentais de energia. - Significa que eu não posso comer coisas como pizzas, massas e pão. Perdi algum peso mas isso só me ajudou, porque o meu movimento é muito mais nítido e agora eu me sinto bem fisicamente - disse ele ao jornal britânico "Independent".

De acordo com especialistas, o que Djokovic precisa fazer é substituir essas fontes de carboidrato por outras naturais e mais saudáveis, o que lhe garante um corpo mais bem preparado. Boas opções livres de glúten são arroz, aipim, milho, inhame, feijão e soja.
- Além de a doença celíaca não comprometer sua performance como atleta, é possível que ela ainda o ajude, pois o obriga a compensar a necessidade de carboidrato com alimentos de melhor qualidade - explica o médico Alexandre Merheb, especialista em medicina desportiva. - Eu digo a todo mundo para afastar o glúten da sua vida. Glúten não faz bem a ninguém.

O glúten é a substância que dá uma certa elasticidade aos alimentos, como o pão. Quem tem alergia a esse elemento é portador de uma doença autoimune que faz com que o intestino delgado não absorva os nutrientes. Pacientes que fazem acompanhamento médico levam uma vida normal, sem restrições, inclusive podendo consumir bolos, biscoitos e pães, por exemplo, produzidos sem esse ingrediente.

Os sintomas da doença celíaca são vômitos, diarreias e dificuldade de ganhar peso. Não controlada, essa condição pode trazer sérias consequências como dores de cabeça, úlceras na boca, perda de peso, infertilidade, osteoporose e crescimento retardado em crianças. Por outro lado, quem faz acompanhamento médico e segue uma dieta controlada leva uma vida normal e, muitas vezes, pode encontrar nos alimentos mais saudáveis a fonte do seu sucesso. Djokovic que o diga.


05 junho, 2011

Escondidinho de Linguiça e Mandioca

Tinha comprado uma linguiça defumada de pernil e queria usar-la no almoço de hoje. Aproveitei uma mandioca que já estava cozida na geladeira e saiu esse escondidinho de linguiça com mandioca para o almoço de domingo.
É um prato fácil de se preparar e pode ser acompanhado só de salada, mas, como tem as crianças fiz também a arroz e o feijão. Ficou um almoço simples mais muito gostoso.



Escondidinho de Linguiça e Mandioca

Para o molho
300g de linguiça de pernil cortada em rodelas (eu usei da marca Seara)
1/2 tomate sem semente picados em cubos pequenos
1/2 cebola picada em cubos pequenos
1/2 pimentão picado em cubos pequenos
02 dentes de alhos
01 colher de sopa de óleo
02 colheres de sopa de molho de tomate
Pedaços de mandioca cortado em cubos pequenos (pouco)
Cheiro verde e tempero à gosto

Para o purê de mandioca
300g de mandioca
1/2 copo tipo requeijão de leite
01 colher de sopa de manteiga
01 colher de sopa de requeijão
Queijo ralado a gosto

Preparo:
Cozinhe a mandioca em água com 01 colher de sopa de sal. Quando estiver bem cozida, escorra a água e bata no liquidificador junto com os demais ingredientes do purê. Reserve.
Para o molho, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho, acrescente a linguiça e o tempero (usei um pouquinho de alho e sal e pimenta do reino moída). Deixe fritar um pouquinho e acrescente o tomate, o pimentão, o cheiro verde e os pedacinhos de mandioca, depois que estiver encorpado acrescente as 02 colheres de molho de tomate e deixe por uns 3 minutos. 
Para a montagem, coloque um pouco do purê no fundo de um marinex depois o molho de linguiça e o restante do purê. Salpique com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar, depois é só se deliciar!


Você pode:
Substituir a linguiça de pernil por calabreza ou qualquer outra de sua preferência.
Substituir o purê de mandioca por purê de batata.

04 junho, 2011

Aniversário Especial

No final de semana comemoramos o aniversário de uma mãe muito especial, a minha!! E como sempre falo, não é aniversário se não tiver bolo e velinhas. Por estar em fim de semestre na faculdade, os dias ficam mais curtos do que o normal então fiz a receita básica de bolo de chocolate e aproveitei a ocasião para testar a pasta americana já que o niver da Isadora está chegando e quero fazer um bolo bem bonito, além de saboroso é claro!

Queria cobrir todo o bolo com a pasta americana e decorar com florzinhas, mas, a experiencia com a pasta não foi muito boa e acabei cobrindo o bolo com chantily tingido de lilás e decorando com as florizinhas de pasta americana.


O bolo parece 'suado' porque eu o coloquei na geladeira, tirei e coloquei de novo. Mas foi aprovadissimo! Dessa vez eu rechecei apenas com doce de leite em pasta.


Vou procurar um curso de decoração de bolos. Mas, enquanto não faço um, me divirto com essas 'experiências malucas' como diz meu Bernardo.

01 junho, 2011

Batata Gratinada

Batata, batata, batata!
Essa é a rainha aqui em casa. Acho que é o único tubérculo que as crianças comem sem nenhuma restrição. Pode ser frita, assada, cozida, recheada, de qualquer jeito a batata é sempre vista com bons olhos por elas. Essa é umas das receitas que eles adoram.

Batata Gratinada
Cerca de 5 a 6 batatas médias
1 lata de creme de leite ou 2 caixinhas
300g de queijo ralado
Sal e orégano a gosto

Preparo:
Descasque as batatas e corte-as em rodelas de 1 cm. Faça camadas de creme de leite, batata, sal, orégano. Quando terminar salpique o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido até as batatas ficarem macias e o queijo dourar.

Viu como é bem fácil! E naturalmente sem glúten!