06 junho, 2011

Doença Celíaca na Mídia - Novak Djokovik

Continuando nossa coletânea de matérias sobre a Doença Celíaca. A notícia de que o 2º melhor tenista do mundo é CELÍACO!



Intolerante a glúten, tenista Novak Djokovic tem na dieta rigorosa uma das fontes do seu sucesso

A partida que aconteceu nesta sexta-feira entre o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer pelas semifinais de Roland Garros atraiu a atenção dos aficionados pelo esporte não só pela qualidade dos dois atletas. O número dois do mundo, embora abatido por Federer em um jogo sensacional, tem causado espanto pelo recorde de vitórias seguidas: 44, 42 só em 2011. Tamanho rendimento desperta o interesse por sua resistência e condicionamento físicos. Portador de doença celíaca - intolerância a glúten - ele precisa seguir uma dieta rigorosa e esta condição, revelada publicamente há pouco tempo, fez algumas pessoas se perguntarem se o segredo de Djokovic está no tipo de alimento que ele consome.

Com 1,88m e 80 quilos, o sérvio não pode consumir alimentos que contenham trigo, cevada e centeio. Isso inclui uma série de opções que são fonte de carboidratos, como pães, bolos, pizzas e biscoitos, fontes fundamentais de energia. - Significa que eu não posso comer coisas como pizzas, massas e pão. Perdi algum peso mas isso só me ajudou, porque o meu movimento é muito mais nítido e agora eu me sinto bem fisicamente - disse ele ao jornal britânico "Independent".

De acordo com especialistas, o que Djokovic precisa fazer é substituir essas fontes de carboidrato por outras naturais e mais saudáveis, o que lhe garante um corpo mais bem preparado. Boas opções livres de glúten são arroz, aipim, milho, inhame, feijão e soja.
- Além de a doença celíaca não comprometer sua performance como atleta, é possível que ela ainda o ajude, pois o obriga a compensar a necessidade de carboidrato com alimentos de melhor qualidade - explica o médico Alexandre Merheb, especialista em medicina desportiva. - Eu digo a todo mundo para afastar o glúten da sua vida. Glúten não faz bem a ninguém.

O glúten é a substância que dá uma certa elasticidade aos alimentos, como o pão. Quem tem alergia a esse elemento é portador de uma doença autoimune que faz com que o intestino delgado não absorva os nutrientes. Pacientes que fazem acompanhamento médico levam uma vida normal, sem restrições, inclusive podendo consumir bolos, biscoitos e pães, por exemplo, produzidos sem esse ingrediente.

Os sintomas da doença celíaca são vômitos, diarreias e dificuldade de ganhar peso. Não controlada, essa condição pode trazer sérias consequências como dores de cabeça, úlceras na boca, perda de peso, infertilidade, osteoporose e crescimento retardado em crianças. Por outro lado, quem faz acompanhamento médico e segue uma dieta controlada leva uma vida normal e, muitas vezes, pode encontrar nos alimentos mais saudáveis a fonte do seu sucesso. Djokovic que o diga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário