15 abril, 2011

Como fazer bolos perfeitos?

Dicas básicas

1) Use sempre produtos de boa qualidade. Eles fazem toda diferença no seu bolo.2) Quando for usar farinha, peneire antes de usar. Não é somente para retirar resíduos, mas também para aerar a farinha e fazer com que o bolo cresça melhor.
3) Cada receita pede um tipo de açúcar, geralmente é o açúcar refinado. Peneire antes de usar e não exagere na quantidade, ela pode tornar o bolo pesado e prejudicar o crescimento.4) Algumas receitas pedem leite ou iogurte, eles servem pra deixar o bolo mais úmido.
5) Manteiga não é margarina. Use sempre manteiga, até para untar a forma. A margarina tem origem vegetal, passa por um processo de hidrogenação que converte uma parte das gorduras insaturadas em trans-saturadas (gordura trans). Apesar de falarem que muitas margarinas não passam por este processo.
6) Se a receita pedir óleo, dê preferência ao de girassol ou canola. Dará certo se você fizer com o de soja, porém o de canola ou de girassol não deixam nenhum sabor residual e deixam a massa mais leve.
7) Use os ovos sempre em temperatura ambiente. Quebre um a um antes de colocar na massa, assim você se certifica que eles não estão ruins. Se a receita pedir claras em neve, acrescente-a levemente ao bolo, sua função será de aerar e dar leveza ao bolo.
8) Fermento em pó: fique sempre atenta ao prazo de validade. Geralmente o fermento é o último ingredientes que você vai adicionar à massa. Sempre incorpore lentamente.
9) Quando a receita pedir cacau em pó não troque pelo achocolatado. Você terá um bolo diferente!
0) Forma do bolo: cada receita pede um tamanho de forma. Fique sempre atenta ao escolher a sua, verifique a quantidade de ingredientes. Não deixe a massa alcançar o topo da forma, já que sei bolo irá crescer e as chances dele vazar são grandes.
11) Prepare a assadeira ou forma. Unte bem com manteiga e depois cobra com farinha. Acenda o forno antes de começar a fazer a massa do bolo. O forno sempre deverá ser pré-aquecido (pelo menos 10 minutinhos antes)
12) Depois de colocar o bolo no forno, não abra a portinha por pelo menos 15 minutos, pois o ar mais frio pode fazer com que o bolo não cresça como deveria.
13) Fique atenta à temperatura e ao tempo de cozimento indicado para que seu bolo cozinhe por dentro e fique douradinho na parte de cima. Se o forno estiver quente de mais, a massa pode ficar crua por dentro.
14) Para saber se o bolo está pronto, faça o teste do palito. Ele deverá sair sequinho.
5) Se você achar que o bolo está muito corado e a massa inda muito líquida, faça o seguinte, cubra a forma com papel alumínio e aguarde mais alguns minutos, faça o teste o palito depois de alguns minutos.
16) E na hora de desenformar, segure a ansiedade e espere o bolo esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário