07 março, 2012

Pão de Leite Sem Glúten da Rita Bello

Esse pão sem glúten delicioso é receita da Rita Bello que organiza a Comunidade Cozinhando Sem Glúten no Orkut.
Super versátil é a receita que mais se aproxima na textura dos pão com glúten. Não esfarela, fica macio e você pode modelar, o que nem sempre é possível na maioria das receitas de pães sem glúten.




Como essa receita requer um passo a passo mais detalhado, fiz fotos de todas as etapas para vocês verem como fica em cada uma. Se você não conseguir o ponto logo na primeira vez, não desista, essa receita é muita boa e eu mesmo demorei umas 3 tentativas para pegar o jeito certo.

Pão de Leite Sem Glúten da Rita Bello

1 e ½ xícara (chá) de polvilho doce
1 e ½ xícara (chá) leite em pó
1 xícara (chá) de farinha de arroz
1 colher de sopa rasa de açúcar
1 sache de fermento biológico para pão
1 colher de sopa de sal
2 ovos
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de margarina

Para a goma
300ml de água
6 colheres de sopa de polvilho doce


Preparo
Em uma tigela misture os 6 primeiros ingredientes e reserve.
Para fazer a goma que vai dar liga ao pão, leve ao fogo a água e o polvilho doce (6 colheres de sopa), mexendo sempre até formar uma goma transparente como a da foto e reserve.




Faça um buraco no meio da mistura reservada e acrescente os ovos, o óleo e a margarina. Misture bem, coloque a goma reservada, ainda quente e vá amassando com as mãos.



É preciso colocar mais ou menos 1 xícara de farinha de arroz até obter uma massa lisa - parecida com a de trigo, macia e sem grudar nas mãos. Deixe crescer.




Faça um bolinha com um pedaço da massa e coloque em um copo com água, assim que a bolinha subir a massa já cresceu. 


Modele os pães. Unte uma forma com farinha de arroz e leve para assar.




Com essa massa você pode fazer várias delicias como pizzas, pães recheados, enroladinho, roscas, etc. Prometo um post só com as variedades que essa massa nos possibilita.


Beijinhos no coração!

13 comentários:

  1. Não deu certo... n consegui acertar o ponto da massa, ficou mole... aff.. que desperdício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista!! Leia de novo a receita e tente outras vezes. Como eu disse demorei umas 3 vezes para acertar e no final vale muito a pena é um pão delicioso.

      Excluir
  2. VC ja fez o post com as possibilidades desta massa?
    EStou anciosa...
    Vou fazer o pão!
    Quero dicas de biscoitos recheados de chocolate pro meu filhote de 10 anos.
    Agradeço muito, abraço. Alenilde

    ResponderExcluir
  3. Olá Alenilde! Fiz sim, está aqui: http://quitutesefirulas.blogspot.com.br/2012/04/variedades-do-pao-de-leite-parte-i.html

    Tem algumas receitas e dicas de biscoitos aqui: http://quitutesefirulas.blogspot.com.br/search/label/Biscoito

    Espero que goste. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Paula. Fiz a receita e achei que ficou meio pesada. Mas ficou uma delicia. Não entendi bem a parte de sovar o pão e o tempo para crescer. Você sova ele ou somente mistura e deixa crescer? Também antes de fazer as bolinhas você sova a massa novamente e deixa crescer de novo ou não? Se quiser tirei fotos e ficou parecendo pão frances. Ficou muito bonitinho!

    ResponderExcluir
  5. Olá Tatty, você só previsa sovar antes de deixar crescer. Assim: sova, modela e coloca para crescer. Coloque um pedacinho da massa num copo com água e quando essa bolinha subir é porque ela já cresceu o necessário. Tente sovar bem, deixar crescer o suficiente e assar em forno baixo/médio para a massa não ficar pesada. Essa receita é ótima!! Depois que dominar ela você pode fazer muitas outras coisas além do pão. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula,acabei de fazer a receita do pão ficou ótima, gostei muito. A única diferença é que coloquei um pouco de linhaça. Ficaram ótimos e fofinhos. Havia a algum tempo que não comia um pão assim tão gostoso.Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oiiii. Tenho uma duvida e espero q possa me ajudar . Rsrs . Moro nos EUA e so conheco o leite em po ninho . E esse mesmo ? Rsrsrs . Brigadu . Aguardo

    ResponderExcluir
  8. Ola, gostaria de saber se o polvilho doce da goma , a colher é cheia ou rasa. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, costumo usar colheres cheias, mas não tem uma medida/peso exato. Vai no 'olhometro' mesmo. Beijos

      Excluir
  9. Posso trocar o leite em pó por extrato de soja? Obrigada, Vanessa

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula,
    Gostaria de saber se esse leite em pó é sem lactose, pois não conheço, só o de caixinha, líquido... Será que posso usar este e qual seria a proporção para a medida indicada na receita?

    ResponderExcluir
  11. olá meninas, sou fã desse pão, já fiz várias vezes. Fiz até com aqueles composto lácteo em pó, que é bem baratinho e deu certo. Fiz pão com recheio salgado e até fatias hungaras com essa massa. Tenta fazer com extrato de soja em pó... imagino que de certo. E detalhe: da ultima vez troquei a marca da farinha de arroz e ela demorou mais pra chegar no ponto, tive que acrescentar bastante farinha além da receita, então, se não deu certo de primeira, tenta trocar a marca da farinha e faz de novo porque a receita é ótima e bem versátil.

    ResponderExcluir