12 novembro, 2013

Sem Glúten em São Luis do Maranhão

 Ando meio sumida não é? Foram muitos acontecimentos nos últimos meses ... a volta de São Luis para Belo Horizonte, a família aumentou e agora temos mais uma florzinha, obras no apartamento, escola nova para as crianças e muitas outras coisas que me afastaram do blog, além de uma reavaliação da condição celíaca do Be, mas isso é assunto longo e fica para outro post!




 Centro Histórico São Luis
 
Bem, no período em que morei em São Luis busquei 'garimpar' locais onde encontraria opções sem glúten para o Bernardo. Confesso que fiquei um pouco decepcionada pois não existe a grande variedade de produtos que estava acostumada aqui em em Beagá. Mas, descobri alguns bons lugares para comprar produtos e até para comer fora sem glúten e aqui está a lista que preparei para vocês que vão passear ou morar em São Luis no Maranhão:

Tapioca da Ilha - (Shopping Rio Anil) é um quiosque que só prepara tapiocas, portanto não tem risco de contaminação já que a única coisa que pode ter glúten é o expresso que sai direto da máquina de café.

Amor aos Pedaços ( Praia Ponta da Areia) é uma franquia dessa rede e oferece alguns poucos produtos sem glúten como mouse de chocolate e outras opções para quem tem intolerância a lactose.

Pizzaria Cantina Express ( Araçagy) é uma pizzaria que oferece pizza sem glúten. Tem que ligar antes e avisar que vai comer pizza sem glúten para eles prepararem a massa. Os donos tem conhecimento de DC e cuidam para não haver contaminação. Comemoramos meu aniversário lá e foi uma das poucas vezes que saímos para comer pizza depois da descoberta da DC. 
Tel: (98)3233-0299 - Braga 

Nossa Pizza Sem Glúten

Restaurante Senac ( Centro Histórico) – não tem um cardápio exclusivo sem glúten, mas oferece alimentos naturalmente isento de glúten. Por ser um restaurante escola, tem nutricionista e funcionários que sabem o que glúten, mas não custa nada confirmar sobre a contaminação cruzada.
Ps. Ótimo lugar para almoçar depois de um tour pelo Centro Histórico, mas não funciona aos domingo. 

Supermercado Atacadão – encontra-se macarrão Urbano (Penne e Parafuso), produtos naturalmente sem glúten como polvilho, fécula de mandioca, fécula de batata, fubá de arroz (parecido com a farinha de arroz só mais grossa), biscoito de polvilho,etc.

Empório Fribal – você encontra vários produtos como: macarrão de arroz e de milho, biscoitos de polvilho, cookies, tacos e nachos, macarrão Bifum, chococales, barra de cereal, etc.

Mundo Verde – (nos Shoppings São Luis e Rio Anil) além de farinhas sem glúten, de vez em quando eles têm pão sem glúten.

Sem Lactose – (Av. Daniel de La Touch esquina do Bambuzal) Loja especializada em produtos sem lactose e alguns sem glúten. Tem alguns produtos (tipo farinhas e biscoito) da Aminna e Beladri, não tem pães, pizzas ou outros congelados. 

Mr.Beer - (Shopping da Ilha) Oferece Cerveja Sem Glúten.

Gran Solare Lençóis - O Bernardo comeu muita tapioca e omelete no café da manhã, nas outras refeições o chef garantia a isenção de glúten e tivemos um feriado prolongado maravilhoso conhecendo os famosos Lençóis Maranhenses. Ligue antes e converse com o chef responsável falando da restrição e das opções que o hotel pode oferecer no período da sua estadia.

Barreirinhas - Lençóis Maranhenses 

Se você pretende ir a São Luis e suas redondezas pode contar também com a enorme variedade de frutas típicas do nordeste, os peixes fresquinhos do litoral maranhense além dos produtos feitos a base de mandioca, ou macaxeira como eles costumam falar. Só é preciso explicar bem sobre a contaminação cruzada para evitar surpresas desagradáveis. São Luis é uma cidade linda, riquíssima em história e belezas naturais, pena que pouco conservada pelos seus governantes.
Agora quando forem a São Luis já sabem onde encontrar comidinhas glúten free!!

12 comentários:

  1. Muito válida esta informação sobre alimentos sem glutén em São Luís.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Ameei! Obrigada por ajudar os celíacos ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá bom dia sou de São Luis, mas há alguns anos moro em SP. Sou confeiteira e atualmente estou passando uma temporada em São Luis seu blog me trouxe uma grand contribuição pois já havia procurado em alguns mercados sem sucesso comprar fécula de batata para minhas receitas. Eis uma luz no fim do Túnel o Atacadão. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Com leite vegetal . Pois eu só posso comer o leite vegetal

    ResponderExcluir
  5. Uma ideia deveria em sao luis se ter um local que venda hamburguer sorvete e coisas variadas com leite vegetal . Pq nao tem lugar assim pra quem intolerancia a proteina do leite de vaga

    ResponderExcluir
  6. Cantina Express, não faz mais pizza sem glúten 😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Instagram glutenfreeslz vende. Muito boas

      Excluir
    2. @glutenfreeslz faz pizza sem glúten. mt boas. Da uma olhada no insta deles

      Excluir